REVISTA PORTUGUESA DE HISTÓRIA DO LIVRO (RPHL)

A Revista Portuguesa de História do Livro, semestral, é dirigida por Manuel Cadafaz de Matos, Doutor em Estudos Portugueses, área de História do Livro, pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Trata-se de uma produção do Centro de Estudos de História do Livro e da Edição [CEHLE] e é editada mais directamente por Edições Távola Redonda (empresa em nome individual do investigador e docente universitário acima indicado).

Esta revista iniciou a sua publicação em Junho de 1998, depois dos respectivos estudos preparatórios desde Outubro Novembro de 1997. Como modelos, neste âmbito científico, contaram-se, tanto em Portugal como em França, o Boletim Internacional de Bibliogafia Luso-Brasileira e a Revue Française d'Histoire du Livre.

Dada a nossa formação cultural de raiz francesa bem como a de alguns dos Mestres que mais nos influenciaram na área de História do Livro desde há vários anos que acompanhávamos (mais insistentemente a partir 1987 1988) a Revue Française d'Histoire du Livre. Este órgão vem sendo publicado regularmente, como é sabido, sob os auspícios da Societé des Bibliophiles de Guyenne, com sede em Bordéus, França; e, mais recentemente, em edição da Librairie Droz (de Génève, Suíça).

Entre os seus colaboradores e animadores mais regulares conta(va) se, desde a década de sessenta e setenta, Henri Jean Martin que, nos anos cinquenta, tinha estudado a Apparition du Livre (com edição em 1956), de parceria com Lucien Febvre . Outros investigadores podem ser apontados nesta mesma vertente. É o caso de Charles Teisseyre (ex-presidente da Societé des Bibliophiles de Guyenne), Fréderic Barbier, Roger Chartier, Gérard Morisse.

Para além destes historiadores do livro europeu, poderíamos ainda destacar o papel que em França tem sido desenvolvido por alguns investigadores - no que concerne à história do livro no Oriente cristianizado (ou não) - como Jean Pierre Drège ou Monique Cohen. É com esta segunda vertente historiográfica, de facto, que em termos pessoais (como orientalista e historiador do livro), mais nos identificamos.

Uma primeira preocupação se nos impôs, desde o momento da fundação desta revista (logo após a montagem das suas estruturas administrativas): quais os aspectos técnico culturais da dinâmica, no âmbito da História do Livro da Leitura, que iríamos "imprimir" a este órgão então criado. Deliberou se, assim, que esta iria, tanto quanto possível, lutar pela afirmação de uma linha de autenticidade própria, a partir a produção dos (não muitos) especialistas que em Portugal investigam e produzem os seus trabalhos neste âmbito.

Assim para a primeira definição das linhas programáticas desta Revista, contámos não só com a colaboração, como também com os ponderados esclarecimentos de Mestres como os Profs. José V. de Pina Martins e Artur Anselmo. Pretendeu se, depois, balizar a(s) experiência(s) portuguesa(s) nesse âmbito científico também com a experiência que alguns outros Colegas, espanhóis, vinham então a desenvolver desde há mais de uma década. Aprofundaram se os contactos e troca de experiências com alguns dos investigadores, como o Prof. Pedro Cátedra, da Universidade de Salamanca, que com a Dra. Maria Luisa Lopez-Vidriero tem vindo a publicar, desde 1988, as Actas dos encontros, na especialidade, subordinadas ao tema geral El Libro Antiguo Español.

Após a implementação desta segunda rede de contactos que desde a primeira fase se traduziu, também, em outras formas de colaboração internacional (não só em relação a Espanha como a outros países) abriram se outras formas de intercâmbio mais concretas com a França. Estas iniciaram se com um acordo com a Societé des Bibliophiles de Guyenne, com a qual o Centro de Estudos e História do Livro e da Edição estabeleceu um acordo de permuta de fundos de publicações. No CEHLE passou a estar disponível para os seus leitores utilizadores, deste modo, uma colecção integral da referida Revue Française d'Histoire du Livre (desde o n°. 1, de 1971, até à actualidade).
Entretanto foi se consolidando uma cada vez maior projecção da Revista Portuguesa de História do Livro, sobretudo em território português mas não só. Tal verificou se, essencialmente, ao nível de bibliotecas das várias universidades, de foro estatal ou privadas e outros tipos de centros de documentação e de investigação.
A esta situação veio a acrescer uma vasta distribuição desta mesma Revista no âmbito a Rede de Leitura Pública (ou seja, através da maioria das Bibliotecas Municipais espalhadas por Portugal). Tal ficou a dever se à continuidade do apoio financeiro dado à Revista, desde a primeira hora, pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (Ministério da Cultura). A este apoio veio juntar se, algum tempo depois, o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Ministério da Ciência).
Para que o "visitante" oriente as suas leituras no sentido da aquisição desta Revista - deixam se, aqui, os sumários ("Resumés" e "Abstracts" ) dos estudos até agora publicados.
Lembramos, porém, os interessados neste tipo de abordagem em torno dos problemas da História do Livro e da Edição, que deverão adquirir não números esparsos, isolados, da Revista, mas continuar com a aquisição e leitura regular desta publicação.
Nesta página, na secção Assinaturas, encontra-se um formulário que os leitores poderão preencher e remeter para este Centro de Estudos de História do Livro e da Edição [CEHLE], com vista a ficarem assinantes tanto desta revista como das suas outras publicações no âmbito da História do Livro. Os custos da assinatura (dois números por ano) são: Portugal, 35,00 euros; países da Europa, 37,50 euros; América e Ásia, 40,00 euros.
Será essa, afinal, uma forma de acompanharem quer as actividades do Centro de História do Livro e da Edição, nos seus processos de intervenção cultural mais abrangentes, quer a evolução da Revista, Portuguesa de História do Livro, em particular.
Indicam-se, antes de cada bloco de resumos, o número da Revista a que diz respeito cada estudo em referência.

RESUMÉS / ABSTRACTS DOS ESTUDOS PUBLICADOS
NA REVISTA PORTUGUESA DE HISTÓRIA DO LIVRO


seguinte >