Rumpe moras opus ingentem dimitte per Orbem,
Perque manus, perque ora virum permitte vagari;
Continuo loeto te dulces undique amici
Gratantes plausu excipient, tua gloria Coelo,
Succedet, nomenque tuum sinus ultimus Orbis
Audiet, ac nullo diffusum abolebitur aevo.


"Envia sem demora a tua obra para o orbe imenso.
Deixa-a difundir-se pelas mãos e bocas dos homens;
Prontamente em toda a parte os teus doces amigos
Te acolherão alegres com felicitações e aplausos.
A tua glória subirá aos céus, o teu nome ressoará nos confins do mundo,
E, espalhado por todos os evos jamais se extinguirá".

Marco Girolamo Vida (1485-1566), Ars Poetica, Livro 3.

"O reconhecimento da ignorância é uma das mais belas e seguras provas de juízo que se me deparam". - Michel de Montaigne, Éssais, Bordéus, oficina de Simon Millanges, 1580 (capº. "Dos livros").

INTRODUÇÃO

(em torno da História do Livro, como área do conhecimento científico)

A História do Livro constitui um um terreno científico – no âmbito universitário das Ciências Sociais e Humanas – que se encontra cada vez mais caracterizado por regras próprias e precisas. Tal verifica-se, sobretudo, após as décadas de trinta e quarenta do presente século.

Para a consolidação desta área científica muito contribuíram, desde então, investigadores que hoje se reputam, entre comunidades de especialistas, como Mestres neste domínio. É o caso, entre outros, de autores-investigadores como Henri-Jean Martin (França), Eugenio Asensio (Espanha), José V. de Pina Martins (Portugal) ou Robert Darnton (Estados Unidos da América).

Esta área do conhecimento tem tido os principais sucessos, sobretudo, à sombra da instituição (multímoda e normalizadora) que é a Universidade. Irmanados desse mesmo espírito académico têm vindo a ser criados alguns Centros que procuram organizar, promover e aprofundar o conhecimento científico em torno da História do Livro. É o caso do Centro de Estudos de História do Livro e da Edição (C.E.H.L.E.).

2. Alguns aspectos organizativos e administrativo do C.E H.L.E.

O Centro de Estudos de História do Livro e da Edição (C.E.H.L.E.) é uma instituição particular, sem fins lucrativos. Encontra-se associado a Edições Távola Redonda, empresa em nome individual de Manuel Cadafaz de Matos (Contribuinte nº. 100076432).

seguinte >