OBRAS, AUTORES E PREÇOS
(POR COLECÇÕES)


[Preços com IVA incluído]

ANTROPOLOGIA / ETNOLOGIA

PARA UMA ANTROPOLOGIA (CULTURAL)DA MÚSICA POPULAR, DA LITERATURA ORALE DA CRENÇA DIVINA NA ORLA MARÍTIMA DO DOURO LITORAL, DO MINHO E DA GALIZA. - "OS CAMINHOS DE SANTIAGONO NOROESTE PORTUGUÊS"

por Manuel Cadafaz de Matos

56 pp.
+ 4 pp. em extra-texto.
PVP: 5 euros

Analisam-se, algumas das principais motivações dos peregrinos portugueses - em particular dos residentes na região noroeste do país - que, ao longo dos séculos, foram em peregrinação até ao santuário de Sant'Iago de Compostela.
Aprecia-se ainda uma parte do folclore criado em torno dessas peregrinações e, de igual modo, aspectos iconográficos relacionados com a histórica romagem da Rainha Santa Isabel até aquele templo.

OS CAMINHOS DE SANT'IAGO NA ÁREA PORTO-BRAGA-ESPOSENDE

por Manuel Cadafaz de Matos

72 pp.
Lisboa, 1988.
PVP: 5,50 euros

Este trabalho integra duas partes. Na primeira são perspectivadas as regiões do Porto, Braga e Esposende e alguns dos testemunhos, em termos de património construído, alusivos ao culto de Sant'Iago. Defende-se ainda a vantagem de o Estado português - à semelhança de iniciativas congéneres francesas - proceder a um estudo com vista à criação nessas áreas, de um eco - museu referente ao culto do Apóstolo da Galiza. Na segunda parte é publicado um dialogo com o historiador francês Roger Chartier.

OS KYAKA DE ANGOLA,
Vol. I

por Mesquitela Lima

256 pp.
Lisboa, 1988.
PVP: 15 euros

O autor, Prof. Doutor. Mesquitela Lima, introduz no primeiro volume desta obra a história da referida etnia angolana. - Eis algumas das considerações criticas à cerca desta obra:

Este trabalho constitui uma das melhores monografias que se tem publicado sobre a África neste século.
- Prof. Doutor. Eric de Dampierre

Esta obra, volumosa, representa não só um gigantesco trabalho de campo, como também renova, em muito, o conhecimento da África Meridional.

- Prof. Doutor Vitorino Magalhães Godinho

OS KYAKA DE ANGOLA,
Vol. II

por Mesquitela Lima

222 pp.
Lisboa, 1989.
PVP: 15 euros

O Segundo volume de Os Kyaka de Angola, é votado às questões do parentesco, daquela etnia angolana. O autor analisa, entre outras matérias, a nomenclatura de parentesco, a relação entre as linguagens e a terra, as questões da herança e da sucessão, bem como as regras do casamento e circulação de mulheres.

OS KYAKA DE ANGOLA,
Vol. III

por Mesquitela Lima

408 pp.
Lisboa, 1989.
PVP: 20 euros

O terceiro volume de Os Kyaka de Angola, é votado, designadamente, à organização política e territorial desta etnia e a outros temas como a sucessão política, a entronização do rei e à descrição de alguns dos ritos principais.

A edição dos vols. I. II e III foi realizada com o apoio de: Instituto de Estudos Africanos, Centro de Estudos de Sociologia da U.N.L. (INIC).

seguinte >