O fundador e director do C.E.H.L.E.

FOTO

Manuel Cadafaz de Matos é (para além do proprietário), também, o director científico do Centro de Estudos de História do Livro e da Edição. É Doutorado pela Universidade Nova de Lisboa em Estudos Portugueses (área de História do Livro) e tem, na especialidade, cerca de 120 trabalho científicos, a maioria deles sobre temas da História do Livro e da Edição.

Tais estudos do autor encontram-se publicados em Portugal e outros países como Espanha, França, Itália, Holanda, Macau e República Popular da China. – Segue-se um excerto do seu Curriculum Vitae.

TRABALHOS PUBLICADOS

Redigiu diversos artigos - na grande maioria abordando temas de natureza cultural - no jornal Diário de Notícias e Jornal de Letras, Artes e Ideias.

Naquele diário publicou, desde 1975 (e anteriormente ao início da 1ª. fase de estudos que se seguem neste Curriculum), 45 trabalhos; após 1980 publicou nesse mesmo órgão, até 1989, mais 246 trabalhos culturais assinados. Entre outros temas abordou alguns como obras de Erasmo de Roterdão, Giovanni Pico della Mirandola, Etnografia portuguesa, Judaismo e História da Imprensa.

No Jornal de Letras publicou, desde 1981 até 1993, um conjunto de 125 trabalhos assinados também de incidência cultural. Entre outros temas abordou alguns como as obras de Garcia de Orta, José Anastácio da Cunha, Oliveira Martins, Gilberto Freire, Georges Gusdorf, Georges Dumézil, Michel Foucault, Bronislaw Geremek, Georges Duby, Claude-Gilbert Dubois, Eric Axelson, Sousa Viterbo, Charles Boxer, Jorge Borges de Macedo, ou Vitorino Magalhães Godinho.

Tendo desempenhado as funções de Director do mensário Mação Democrático, também assinou nesse órgão diversos trabalhos, a partir de 1977.

TRABALHOS DE INVESTIGAÇÃO

1.ª Fase (1980-1985) *

1980

1 - "A Etnomusicologia no contexto das Ciências Sociais como objecto de investigação e de divulgação e ensino", comunicação apresentação ao Congresso Universidade Anos 80, Lisboa, Instituto Superior Técnico, 4-5 de Dezembro de l980, pp. 1-15, ed. policopiada.

1981

2 - "Parâmetros antropológicos da música folclórica em Portugal e a sua inserção num contexto ideológico", in Actas do Colóquio sobre Folclore (1978) - Comunicações, discursos e conclusões, Lisboa, Instituto Nacional para Aproveitamento dos Tempos Livres dos Trabalhadores (INATEL), pp. 213-236. - Em separata, pp. 1-24.

seguinte >